Ecossistema de Inovação
Conhecendo o Ecossistema
Utilizando da definição feita pela fundação CERTI, "ambientes de inovação são espaços propícios ao desenvolvimento contínuo de inovações tecnológicas. Os ambientes de inovação constituem em espaços de aprendizagem coletiva, intercâmbio de conhecimentos e práticas produtivas, de interação entre os diversos agentes de inovação: empresas inovadoras, instituições de pesquisa e agentes governamentais". Incubadoras de Empresas, parques tecnológicos, arranjos produtivos locais (APLs), cluster industriais e empresariais, consórcios e centros de inovação são alguns exemplos usuais de ambiente de Inovação.
O projeto do Ecossistema de Inovação surge como a concretização desse ambiente de inovação na cidade, se apresentando como parte fundamental de uma política pública de fomento ao empreendedorismo local inovador, de geração de renda e de incentivo à difusão do desenvolvimento tecnológico e científico, potencializando a estruturação de conexões entre a quádrupla hélice de inovação, além da propagação de novos modelos de negócios, boas práticas inovadoras e foco em áreas de maior valor agregado.
.
Tal readequação e atualização de metodologias e padrões de negócio se mostra ainda mais relevante dentro de um contexto pós crises, em que o ambiente virtual foi priorizado e inúmeras novidades tecnológicas - como metaverso, Inteligência Artificial, uso do 5G, dentre outras – foram aceleradas de forma astronômica. Atrelado a isso, soma-se o fato de um significativo aumento do desemprego, que faz com que se potencialize a abertura de novos empreendimentos, em busca de novas oportunidades e geração de renda.
Workshops
Em setembro de 2022, a Prefeitura Municipal de Niterói e o Sebrae assinaram um contrato para fortalecer o ambiente de inovação tecnológica na cidade. Pela parceria, que inclui a Fundação CERTI e sua metodologia, esse trabalho busca mapear, planejar e articular um programa que envolva os setores econômicos com maior representatividade na área de inovação do município e aqueles com potencial de desenvolvimento.
O objetivo é fortalecer o ambiente de inovação tecnológica na cidade, promovendo o desenvolvimento econômico e a geração de empregos por meio da inovação e do empreendedorismo. Para isso, realizamos uma série de workshops que reúnem empresas, startups, universidades, institutos e organizações do município.
Os workshops são espaços de troca de experiências, discussão e planejamento. Nesses encontros, representantes de diversos setores da cidade discutiram estratégias necessárias para a evolução do segmento de inovação. São abordados temas pertinentes à evolução do sistema de inovação municipal, tais como: financiamento, incentivos fiscais, parcerias público-privadas, capacitação de empreendedores, programas de incubação e aceleração, dentre outros.
Através de estudos e discussões que envolveram toda essa rede de atores, compreendemos que o potencial da cidade se divide em cinco áreas principais: Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Economia do Mar, Economia Criativa e Energias Renováveis, tendo como transversalidade os temas de Cidades Inteligentes e Sustentabilidade. Com isso, os grupos temáticos se dividiram e discutem, atualmente, ações de estabilização destas áreas na cidade, com participação em eventos, parcerias com empresas, criação de associações, dentre outras estratégias.